“A Trindade: aqui está nossa morada, nosso lugar, a casa paterna de onde jamais devemos sair.”
( Elizabeth da Trindade)
SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE
Por Frei Aléquison Tavares,O.Carm.
A solenidade da Santíssima Trindade é a celebração da Graça, do Amor e da Comunhão (2 Cor 13,13).
Nesta liturgia, as leituras nos mostram por primeiro a manifestação do Deus criador que “age com mão forte e braço estendido” (Dt 4, 34b) para salvar e libertar seu povo, porque o ama. Este mesmo Deus envia seu Filho, o Verbo feito carne, para habitar entre nós. Ele é Jesus, o salvador, que morreu numa cruz, derramou seu sangue, ressuscitou e nos deu vida nova.
Por procedência do Pai e do Filho nos foi enviado o Espírito, que é o Santificador. Dele recebemos força, impulso e a consciência de que somos filhos adotivos de Deus e herdeiros do Reino dos Céus.
No Evangelho de hoje, do último capítulo de Mateus, Jesus envia os discípulos a darem continuação da sua missão, batizando “em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19), para que no amor, todos os povos se tornem membros desta unidade e cheguem ao conhecimento da verdade.
Por fim, a solenidade da Santíssima Trindade não nos leva ao intuito de descobrirmos o mistério de três pessoas distintas em um só Deus, mas aprendermos, acima de tudo, a sermos comunidade unida no amor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário