sábado, 16 de junho de 2012

Álbum de fotos                  








CRB-Novínter IV
Nos dias 12, 13 e 14 de Junho participamos do IV Novínter, refletimos sobre a Eclesiologia, com o assessor  Pe. Medoro .
 Sobre a luz dos 50 anos do Concílio Vaticano II, partilhamos a redescoberta da verdadeira imagem de Deus. Qual a imagem que temos e qual imagem que passamos de Deus. As pessoas vivem o Teísmo (um deus pronto socorro) e o Deísmo (um deus aposentado, indiferente). Não podemos deixar que uma  imagem de Deus predomine. Deus é muito maior que qualquer ideia que podemos fazer Dele; precisamos nos abrir ao Deus que se revela no nosso cotidiano.
 *O Concílio Vaticano II, 50 anos de renovação eclesial, um Concílio Pastoral, Ecumênico, Doutrinário. Lumen Gentium: redescoberta de uma Imagem.
                 *Vida consagrada e evangelização: pressuposto Cristológico.  Jesus Cristo: Homem e Deus na etapa celeste e terrestre. A dupla missão divina: do Filho e do Espírito. Um dos grandes desafios que temos nos dias atuais é a propaganda Religiosa (nas liturgias de auditório).
 * Caminho de maturidade humano-espiritual: aceitação da realidade; superação das relações infantis. Comunhão afetiva: superar a insegurança. Assim a maturidade espiritual-eclesial está ligada necessariamente à maturidade humana que, por sua vez, implica na progressiva integração afetiva. A importância do diretor espiritual, neste processo. A pessoa tem que se pertencer primeiramente; totalmente não somos escravos, só assim podemos servir o próximo.
                *Fraternidade: o princípio da fraternidade é o princípio da igualdade. Valorizar e assumir a experiência da vida comunitária – humanidade e atitudes mais humanas, gentilezas dentro da vida religiosa nas comunidades.
                *Poder eclesiástico: o cuidado que devemos ter. Estamos para servir e não para usarmos a vida consagrada como “status”.
                *A Igreja é comunhão: só existe comunhão se todos, da sua forma particular, participam. Não deve haver vencidos e vencedores- consenso.
                Encerramos mais uma etapa do Novínter, com uma fraterna festa junina, com comidas típicas e uma animada quadrilha. Um grande momento de descontração e partilha das Ordens e Congregações.


Frei Alberto Luis,OCarm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário