domingo, 21 de outubro de 2012

29º DOMINGO DO TEMPO COMUM


           " QUEM QUISER SER O MAIOR ENTRE VÓS SEJA AQUELE QUE VOS SERVE".



            No Evangelho de Marcos dentro dos versículos 35 a 44 do capítulo 10, encontramos a questão do Reino de Deus, da questão da figura de Jesus que é baseado na caridade-serviço e na formação da comunidade estruturada na igualdade entre irmãos mostrando assim como os cristãos devem se comportar diante do seguimento de Cristo. Mas se aprofundarmos neste anúncio percebe-se no diálogo de Jesus com Tiago e João, a tradução do cristianismo, isto, quando é afirmado que bebemos do mesmo cálice e somos batizados no mesmo espírito de Jesus, que é comungar e tornar-se um novo Cristo e por meio do mesmo espírito somos batizados assumindo-O no seguimento e realização do projeto divino de justiça e paz.

            E quando percorremos mais adiante encontramos a descrição de quem é Jesus, como aquele que serve, pois nada são os governos e poderes das nações diante o poder de Deus e nada se faz se não pelo serviço na sua simplicidade que é amar a Deus e neste amor vivenciar a sua demonstração por meio do amor ao próximo. Compreendemos que o pedido de estar à direita ou a esquerda é incompreensão do que é o Reino de Deus, pois o Pai não deseja que andemos nem para direita nem para esquerda, mas sim num caminho reto, isto é, viver segundo a vontade de Deus, e isto se faz no seguimento do Nazareno que é Caminho, Verdade e Vida e por Ele entrarmos na eternidade, na qual não a posições e privilégios, mas sim a união plena com Deus.

            Por isso enquanto Carmelitas identificamos com tal passagem pelo que passa em nossa Regra de Vida, quando encontramos nitidamente que queremos viver em obséquio de Cristo, ou seja, não preocupados com posições, mas estar juntamente dia e noite mediante a lei do Senhor que é a Palavra, procuramos servi-Lo fielmente, isto é, servindo aqueles que o Ele em seus Evangelhos nos mostra serem os mais necessitados. E este caminhar é necessário estar em comunhão com o cálice e seu espírito, de reta consciência e puro coração.

            E próximo ao fim da mesma Formula de Vida encontramos o aviso de como devemos ser entre comunidade de irmãos, visto que “todo aquele que quiser ser o maior entre vós, será vosso servo, e quem quiser ser o primeiro, será vosso escravo” mostrando com isso a despreocupação com posições ou estados, mas a busca de sermos como Jesus, buscando ser o servo de todos visando a intima união com Deus.   




                                                                                                              Por Frei Renê Vilela, O. Carm

Nenhum comentário:

Postar um comentário