27º Domingo do Tempo Comum
1ª Leitura: Gn 2, 18-24
Salmo 128(127):"O Senhor te abençoe cada dia de tua vida"
2ª Leitura: Hb 2, 9-11
Evangelho: Marcos 10, 2-16
"Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele!"
Os fariseus, procurando motivo para condenar Jesus em questões da lei, o questionam, agora, sobre o preceito do Decálogo que permite ao homem repudiar sua mulher. A lei, que era atribuída a Moisés, com seu caráter patriarcal machista, vinculava os bens do casamento à posse do marido, rebaixando a mulher a uma posição de submissão.
Jesus, em sua resposta, associa a lei à dureza dos corações daquele povo e recorre ao projeto criador de Deus: homem e mulher, criados em uma só carne, em igualdade de condições. Aqui se vê claramente, Jesus mostrando que o projeto do Pai é elevar a humanidade à plenitude do amor.
Neste evangelho também, as crianças que são repreendidas pelos discípulos, são o símbolo dos excluídos, e os discípulos ainda guardam a mentalidade repressiva, o que leva Jesus a aborrecer-se. Acolher uma criança é assumir a humildade, a pequenez e a fragilidade diante de Deus.
Que o Senhor Deus, Pai de amor, ajude-nos a sermos humildes e mansos de coração, afim de que continuemos aqui na terra o seu Reino de amor!Amém!
Por: Frei Rafael, O.Carm.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário