domingo, 1 de julho de 2012


“Felizes vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus”. ( Lc 6,20)


Nesta ultima semana do mês de junho, o nosso noviciado se dedicou ao estudo de uma das maiores práticas de Jesus Cristo: “ A Opção pelos Pobres”.
    Durante os dias de estudos o tema foi abordado através do testemunho de algumas pessoas que, de forma corajosa, se dedicaram a luta pelos menos favorecidos.
 “ O Consagrado é sinal de Deus na vida do povo, e o povo é sinal de Deus na vida do consagrado”. Assim diziam as eremitas, Marta Maria e Eliane, que estiveram conosco na terça feira, 26, partilhando as grandes experiências que fizeram na inserção no meio do povo no Mato Grosso, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
    No dia 27, esteve conosco o Fr. Edmar O C. que abordou o seguinte tema: “Os Carmelitas e a Pobreza”. Na oportunidade, vimos grandes pontos do documento do Congresso Nacional da Ordem que aconteceu no Rio de Janeiro em 1980- Os Pobres Interpelam-nos. Deste documento observamos que a opção preferencial pelo pobre é fermento para o crescimento da vida religiosa.
    Já na quinta feira, 28, tivemos em nosso estudo o testemunho do Tio Maurício- um leigo que há anos se dedica com muito empenho a pastoral do menor, que luta e evangeliza os pobres e excluídos.


            Eis aqui alguma das palavras que o Tio Maurício nos proferiu:
“ Meus irmão, os moradores de rua se tornaram meus mestres”
“ A sedução do consumismo exagerado é a maior oportunidade para os jovens se desviarem para o caminho do crime.”
“ A Eucaristia me compromete e me abre para  a vida. Uma igreja que não é acolhedora não é Igreja de Jesus. A igreja de Jesus acolhe o outro. Nesta Igreja se vive a espiritualidade da esperança”.
   Por fim, este estudo deixou muito forte, em nossa mente e coração, que a forma de vida que optamos é a do seguimento de Cristo, que feito homem, optou com grande preferência ser pobre e viver com os pobres a ponto de dizer que eles são verdadeiros filhos, herdeiros do reino de Deus.

Frei Aléquison Tavares,OCarm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário