domingo, 23 de setembro de 2012




 
                           
Historiografia do Carmelo no
 
  Brasil


               
                 Nos dias, 18, 19 e 20, esteve conosco Frei Rogério, 1º conselheiro da Província Carmelitana Pernambucana, passou-nos seu conhecimento sobre a historiografia do Carmelo no Brasil na perspectiva da missão.
                Deu-nos uma introdução do contexto da época, reforma protestante, concílio de Trento (1545-1563), contra reforma na igreja, descoberta do novo-mundo (las Índias), toda uma crise que o mundo esta passando, seja política, social ou eclesiástica.
                Então, a chegada dos carmelitas no Brasil, quase um século de sua descoberta, teve por intenção evangelizar os índios e cuidar das necessidades dos portugueses que nesta nova terra vinha morar, e difundir e pregar a devoção da Santa Virgem Maria. Estes homens marianos, com um grande vigor de anunciar, começaram suas atividades propostas em seus projetos tendo o acordo do padroado com o Estado português, (não esquecendo que, já havia presença carmelita nas índias espánicas e seus padroados, mas por motivos de organização não deu muito certo sua estadia nestes locais). Caminhando com a história do Brasil esses homens conseguiram caminhar em quase todo território desta nova descoberta, percorreram Pernambuco, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, depois no Maranhão e Pará. Logo mais no sul, outros em Minas Gerais, e Santa Catarina.
                Portanto, vemos como estes pioneiros se dedicaram a difundir o Carmelo enraizado na história do Brasil, de tal forma que na maior parte de todo país se encontra uma devoção a Virgem Maria do Monte Carmelo, e esses frades são: Frei Alberto de Santa Maria, Frei Bernardo Pimentel, Frei Antônio pinheiro e Frei Domingos Freire, o superior, são esses as sementes semeadas pela Virgem do Carmo e seu filho Nosso Senhor Jesus Cristo. E ao final dos estudos com Frei Rogério, o próprio passou-nos uma pequena prova, para testar nosso conhecimento do assunto passado.
                Hoje temos presença Carmelita de três Províncias: Pernambucana, de Santo Elias e Comissariado Geral do Paraná, com varias congregações femininas e dois Mosteiros femininos, e também a presença do Carmelo Descalço, que contribui também para o desenvolvimento espiritual do desta terra.
 
 
 
 
Por: Fr. Kaio César,O.Carm
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário